Ano 15

Wanda Stefânia

*05 de fevereiro de 1949 - São Paulo - SP

Cena de episódio de A infidelidade ao alcance de todos, 1972, Aníbal Massaini Neto
Cena de episódio de A infidelidade ao alcance de todos, 1972, Aníbal Massaini Neto
Os anos 1970 foram um momento de muitas produções no cinema brasileiro, revelando para o grande público diretores, atores e atrizes. Como Wanda Stefânia, que já fazia carreira nos palcos e se revelaria um nome de sucesso na TV, deixando seu talento registrado no cinema.  

Wanda Stefânia começou sua carreira nos palcos em meados dos anos 60,  época em que também atua como modelo e garota propaganda. Mas é na década de 70 que a atriz vai ocupar seu lugar de destaque e tornar-se conhecida nacionalmente. Wanda Stefânia estreia no cinema no episódio Transa, de Aníbal Massaíni Neto, do longa A infidelidade ao alcance de todos, uma adaptação da peça de Lauro César Muniz – também roteirista do filme.  No ano seguinte, Wanda Stefânia estreia em novelas em grande estilo como Juliana, a protagonista de Rosa dos ventos (1973), de Teixeira Filho, na TV Tupi. Durante sua carreira, com quase duas dezenas de produções no currículo, tem ótimos momentos como Sabrina em Te contei? (1978), e como Santusa em Amor com amor se paga (1984), ambas na Globo. Durante muito tempo, Wanda Stefânia ficou ausente da telinha, período em que intensificou sua carreira no teatro - foi dirigida por nomes como Antônio Abujamra, Eugênio Puppo e Clarisse Abujamra. Além disso, vem atuando também como professora de interpretação. Em 2003, esteve de volta à TV na novela Canavial das paixões, no SBT.  

No cinema, sua carreira  ficou focalizada na década de 70, atuando em mais dois filmes. Dirigida por Flávio Porto, atuou em A santa donzela, em 1978. No ano seguinte tem bom momento como protagonista em Mulheres do cais, de José Miziara..
  

Filmografia

A infidelidade ao alcance de todos, episódio Transa, 1972, Aníbal Massaini Neto
A santa donzela, 1978, Flávio Porto
Mulheres do cais, 1979, José Miziara

::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.