Ano 15

Florinda Bolkan

*15 de fevereiro de 1941 - Uruburetama - CE


De Carmen Miranda à Sônia Braga, de Norma Bengell à Denise Dumont, algumas de nossas atrizes se lançaram à carreira internacional, atuando no cinema americano e/ou europeu.Se a maioria deixava para trás uma trajetória já consolidada, nos anos 1960 uma bela cearense, que ainda não tinha atuado no Brasil, torna-se a mais importante atriz brasileira na Itália e um mito naquele país. Seu nome: Florinda Bolkan.

Filha de pai poeta e deputado no Ceará, e descendente de índios pelo lado materno, Florinda Bolkan nasceu em Uruburetama, em 15 de fevereiro de 1941. Aos 18 anos já dominava o francês e o inglês fluentemente. Anos depois, torna-se ´Executive Hostess´, na Varig Airlines, e em 1963 segue para a Europa, onde fica por dois anos em Paris. 

Em 1967, em passagem pela Itália, conhece o cineasta Luchino Visconti, que a convence a seguir a carreira de atriz. Pronto, nascia aí o maior nome brasileiro no cinema italiano, no qual se torna estrela de primeiro time, ganha três prêmios `Donatello´ - o Oscar italiano – e atua em cerca de 50 filmes. 

Dirigida por nomes como Visconti, Vittorio di Sica, Enrico Maria Salermo, Damiano Damiani, Elio Petri – esse último, diretor de um de seus melhores filmes, Investigação sobre um cidadão acima de qualquer suspeita - Florinda atua ao lado de nomes como Jean-Louis Trintignant, Marlon Brando, Dirk Bogarde, Richard Burton e Rommy Schneider.

Florinda Bolkan teve pouquíssimas passagens pela TV brasileira – uma delas foi na minissérie A rainha da vida, em 1987, baseada em parte em sua vida.

Dez anos depois, atua em seu primeiro filme brasileiro, na verdade uma co-produção Brasil/EUA dirigida por Fábio Barreto,  Bella donna (1998). 

Em 2000, Florinda Bolkan estreia na direção com o filme Eu não conhecia tururu, em que produz, dirige e interpreta uma das quatro irmãs de uma história passada na sua terra natal, o Ceará, sobre uma família de classe média alta.

No elenco do filme também estão as atrizes Maria Zilda Bethlem, Ingra Liberato, Suzana Gonçalves e Lídia Matos.

Florinda Bolkan é uma estrela internacional no Cinema Brasileiro

::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.