Ano 15

Mara Mourão

*1961 - Rio de Janeiro - RJ


Nascida em 1961 no Rio de Janeiro, mas radicada em São Paulo, Mara Mourão fez curso de Comunicação Social na FAAP, SP. É Roteirista, cineasta e montadora.

Em 1983, Mara Mourão foi para Nova York e fez curso de cinema na New York University, período em que realizou os curtas em 16 mm, Focusing (1983), Captains (1983) e Impressions (1985). A diretora realizou vídeos premiados, como Ameianoite, que ganhou o Special Merit Award no 11º Festival de Vídeo de Tókio.

Mara Mourão desenvolveu carreira também na publicidade. Começou como assistente de produção, passando para assistente de direção, e, por fim, dirigindo campanhas publicitárias de sucesso entre 1996 e 1998.

A estreia em longa-metragem aconteceu em 1998 como o debochado Alô?!, filme sobre o “jeitinho brasileiro”. Protagonizado por Betty Lago, Herbert Richers Jr, Wellington Nogueira e Myriam Muniz.

O filme marcou a volta ao cinema da saudosa Myriam Muniz, que estava há quinze anos afastada dos longas. Seu trabalho em Alô?! lhe valeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de São Vicente. O filme foi o vencedor também de Melhor Direção no Festival de Cuiabá.

Em 2002, Mara Mourão escalou os astros Giovanna Antonelli, Reynaldo Gianecchini e Caco Ciocler para a comédia Avassaladoras. Chris Nicklas, Paula Cohen e Ingrid Guimarães complementam o elenco desse filme que foi sucesso de público nos cinemas.

Três anos depois, o filme virou minissérie exibida pela Record com o nome Avassaladoras – a série, dessa vez com as atrizes Virginia Cavendish, Gisele Itié, Débora Lamm e Vanessa Lóes, além de Eduardo Galvão e Márcio Garcia.

Mas foi em 2005 que Mara Mourão conquistou o público e a crítica com o documentário Doutores da alegria. O filme focaliza o projeto “Doutores da Alegria” fundado por Wellington Nogueira - com quem é casada, e acompanha um grupo de atores em visita às crianças internadas em hospitais.

Doutores da alegria consagrou a diretora e movimentou o Festival de Gramado, no qual recebeu o Prêmio Especial do Júri e o Prêmio do Júri Popular. O filme foi laureado também no Festival de Cinema Brasileiro em Nova York como Melhor Filme, e no Cine Paraty como Melhor Longa-metragem em Documentário

Em 2012, Mara Mourão dirige o documentário Quem se importa.

::Voltar
Sala 
 Ana Carolina
Cineasta de assinatura personalíssima e de filmografia inquietante.