Ano 15

Elena Soárez

*1965 - Rio de Janeiro - RJ

Foto: Cristina Costa - publicação Quem é quem no cinema
Foto: Cristina Costa - publicação Quem é quem no cinema
Nascida no Rio de Janeiro, em 1965, Elena Soárez é uma das mais importantes roteiristas do cinema brasileiro atual.

Elena Soárez é graduada em economia pela PUC; com mestrado em antropologia social pela UFRJ.

Sua estreia como roteirista de cinema se deu a convite do cineasta Andrucha Waddingotn, de quem se tornou roteirista nos filmes seguintes: Gêmeas (1999), adaptado de Nelson Rodrigues; o premiado Eu tu eles (2000), filme que participou da Mostra “Um Certo Olhar”, no Festival de Cannes, e cujo roteiro foi desenvolvido no Laboratório de Roteiristas do Festival de Sundance.

Elena Soárez assinou também para Andrucha o roteiro de Casa de areia (2005), que tem argumento de Luiz Carlos Barreto. O filme, rodado nos Lençóis Maranhenses, é protagonizado pelas atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres.

É também de Helena Soárez , em parceria com a cineasta Helena Solberg, o roteiro da bela adaptação dos Diários de Helena Morley, dirigida por Solberg, em Vida de menina (2004) – o filme rendeu às autoras o Kikito de Melhor Roteiro no Festival de Gramado.

Elena Soárez tem parceria em mais três filmes expressivos. Em Redentor (2004), assina o roteiro com o diretor, Cláudio Torres, e também com Fernanda Torres. Em Desafinados (2006), de Walter Lima Jr, divide o roteiro com Lima Jr e Suzana Macedo; e em Nome próprio (2007), de Murilo Salles, assina o roteiro com Salles e Melanie Dimantas, em filme adaptado do livro de Clarah Averbuck. É também roteirista do curta Sexualiadades (2003), de Malu di Martino.

Elena Soárez tem trabalhos também para a televisão. Escreveu para o seriado Cidade dos homens (2005); Filhos do carnaval (2006); e Antônia (2006).

Em 2007, Paulo Morelli levou o seriado Cidade dos homens, dirigindo o longa homônimo, com roteiro assinado por Elena Soárez.

Outros trabalhos para o cinema são A busca (2012), de Luciano Moura, em que assina o roteiro com o diretor; e Xingu (2012), de Cao Hamburger.

::Voltar
Sala 
 Carmen Santos
Pioneira no cinema: atriz, cineasta, produtora, roteirista e dona de estúdio.