Ano 15

Fernanda Young

*01 de maio de 1970 - Niterói - RJ


Nascida em Niterói, Rio de Janeiro, em 1º de maio de 1970, Fernanda Young é escritora, roteirista e apresentadora de televisão.

Na TV, Fernanda Young está ligada a alguns dos programas mais interessantes dos anos 1990 para cá. A estreia como roteirista foi no ótimo seriado A comédia da vida privada, criada por Guel Arraes e Jorge Furtado a partir das crônicas de Luís Fernando Veríssimo.

Começava aí uma parceria de sucesso entre a roteirista e a TV em mais dois seriados que marcaram época: Os normais (2002);  e Os aspones (2004). Fernanda Young também atua como apresentadora de programas televisivos. Em 2002 e 2003 integrou o elenco feminino do programa de sucesso Saia justa – ao lado de Mônica Waldvogel, Rita Lee e Marisa Orth. É apresentadora do programa Irritando Fernanda Young.

Minha nada mole vida, O sistema, Separação, e Macho man são outros trabalhos de destaque da roteirista na televisão.

Em 2002, Fernanda Young estreia no cinema, co-roteirizando com o marido, Alexandre Machado, Bossa nova, filme dirigido por Bruno Barreto e adaptado da novela de Sérgio Sant´Anna.

O sucesso nas telas se dá com a adaptação cinematográfica do seriado de TV O s normais. Com o nome de Os normais – o filme, a produção foi sucesso de público e manteve a mesma equipe televisiva: José Alvarenga Jr na direção; Fernanda e Alexandre no roteiros; e Fernanda Torres e Luís Fernando Magalhães como os protagonistas Vani e Rui - assinam o roteiro também da sequência Os normais 2 - a noite mais maluca de todas.

Em 2006, o casal Young e Machado roteirizam mais um filme, dessa vez sem encontrar o sucesso: Muito gelo e dois dedos d´água, com direção de Daniel Filho.

Fernanda Young, que passou pelos cursos de letras e jornalismo, mas não concluiu nenhum, é também escritora. Vergonha dos pés, À sombra de vossas asas, As pessoas dos livros, O efeito urano, Aritmética, e  A dor do amor romãntico são alguns livros publicados


::Voltar
Sala 
 Carmen Santos
Pioneira no cinema: atriz, cineasta, produtora, roteirista e dona de estúdio.