Ano 15

Rita Buzzar

*1961 - São Paulo - SP


Rita Buzzar é produtora e roteirista, com trabalhos no cinema e na televisão.

Rita Buzzar nasceu em São Paulo, em 1961. Graduada na ECA/USP – Escola de Comunicação e Arte, deu seqüência a seus estudos participando de oficinas e wokshops de roteiro em Cuba e no Sundance Institute, nos anos 80.

Nessa década de 1980, dirige o curta Qualquer um (1983), premiado como Melhor Filme pelo Júri Popular da Jornada de Cinema da Bahia.

Na televisão, trabalhou em emissoras como Manchete, SBT e TV Cultura.

A estreia como escritora de TV foi na minissérie Rosa dos rumos, em 1990, na extinta Rede Manchete. Co-escrita com Walcyr Carrasco e com direção de Del Rangel, a minissérie foi uma grata surpresa, uma história trágica envolvendo gerações de mulheres nas Minas Gerais do início do século XX, 

No mesmo ano, co-escreve com Marcos Caruso, a partir de uma ideia de Jayme Monjardim, a novela A história de ana raio e zé trovão, dirigida por Monjardim.

A outra novela em que participou foi no SBT, em 1995, um remake do sucesso Sangue do meu sangue, de Vicente Sesso, co-escrita com Paulo Figueiredo.

No cinema, em 2002, Rita Buzzar roteirizou, junto com Ana Maria Magalhães, o filme Lara. Adaptado das autobiografias da atriz Odete Lara, o filme foi dirigido por Ana Maria e protagonizado Christine Fernandes.

Em 2003, produziu, roteirizou e dirigiu Carandiru.doc.

Em 2004, Rita Buzzar realizou seu projeto mais ambicioso: a adaptação do best-seller de Fernando Morais, Olga. Rita produziu e roteirizou o filme, dirigido por Jayme Monjardim, marcando a estreia do diretor de novelas, como Pantanal e O clone, no cinema.

Olga conta a história da comunista judia Olga Benário, dos primeiros tempos de militância até a vida ao lado de Luis Carlos e Prestes e seu envio pelo governo Getúlio Vargas para a Alemanha de Hitler e sua morte em campo de concentração nazista. Protagonizado por Camila Morgado, o filme conta com grande elenco, com nomes como Caco Ciocler, Fernando Montenegro, Luis Mello, Eliane Giardini, Jandira Martini.

O filme Olga ganhou três prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil – Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem.

Em 2009, Rita Buzzar roteirizou Budapeste, de Walter Carvalho, adaptado do romance homônimo escrito por Chico Buarque.

Está também na produção de O tempo e o vento (2013), de Jayme Monjardin, e de Fordlândia (2013).

::Voltar
Sala 
 Ana Carolina
Cineasta de assinatura personalíssima e de filmografia inquietante.
Sala 
 Carmen Santos
Pioneira no cinema: atriz, cineasta, produtora, roteirista e dona de estúdio.