Ano 15

Andrea Ormond

*01 de setembro de 1977 - Rio de Janeiro - RJ


A carioca Andrea Ormond é pesquisadora e crítica da mais alta linhagem no Brasil, e seu blog Estranho Encontro é parada obrigatória na internet.

Andrea Ormond é graduada em Letras e em Direito pela PUC-RJ. A paixão pelo cinema brasileiro se deu nos corredores das seções de filmes nacionais em VHS nas locadoras. Ali, a futura pesquisadora e crítica começou a sedimentar  seu olhar muito particular para a nossa cinematografia, em que o conhecimento vinha misturado, Chanchadas, Vera Cruz, Cinema Novo, Boca do Lixo e etc, tudo junto e ao mesmo tempo agora. Essa formação sem preconceitos e sem demarcação de território único possibilitou, para deleite dos amantes do cinema brasileiro, o surgimento do blog Estranho Encontro, fundado em 2005. Endereço pioneiro e fundamental na internet, em que pela primeira vez uma pesquisadora lançou um olhar generoso para o nosso cinema, mas jamais paternalista, sobretudo para o cinema popular, mas sem abrir mão, claro, de qualquer outro tipo de cinema feito no país.  As críticas do Estranho Encontro não são apenas reflexões sobre um objeto, elas são também contextualizações históricas e ferramentas poderosas de resgate de memória.

Apaixonada pela obra do cineasta Walter Hugo Khouri, como o próprio nome do blog sinaliza, Andrea tem participação importante em publicações de grande relevância que vieram depois, como as eletrônicas Revista Zingu!, Freakium e Cinética.  Andrea Ormond é também escritora e publicou o livro Longa carta para Mila.

Veja também sobre ela
::Voltar
Sala 
 Carmen Santos
Pioneira no cinema: atriz, cineasta, produtora, roteirista e dona de estúdio.