Ano 15

Izadora Fernandes

*03 de junho de 1975 - Janaúba - MG

Cena de Mutum, 2006, Sandra Kogut
Cena de Mutum, 2006, Sandra Kogut
A atriz mineira Izadora Fernandes é ótima presença em Mutum, de Sandra Kogut, em que interpreta a principal personagem feminina.

Izadora Fernandes saiu de sua terra natal, Janaúba, ainda na adolescência, para continuar os estudos em Belo Horizonte. Na capital, estuda Comunicação e ingressa no TU – Teatro Universitário da UFMG. A carreira nos palcos é curta - As Feiticeiras de Salem e Eu te amo na sua trágica beleza são alguns dos poucos trabalhos nos palcos. Em 1998 estreia no cinema com o curta Reforma das minas de prata, um documentário com vários cineastas mineiros, como Cao Guimarães e Helvécio Ratton, em que atuava em um trecho de ficção, que incluía um casal brigando por causa de cinema. Depois atua em outros, como Morangos verdes com chocolate, de Sílvia Moreira, período em que morou em São Paulo e atuou em mais dois curtas da diretora.

Em 2006, Izadora Fernandes é escalada para Mutum, o belo filme de Sandra Kogut baseado em obra de Guimarães Rosa.  Na trama ela faz a mãe, principal personagem feminina do filme. Depois é escalada pelo cineasta Sérgio Borges para fazer a pesquisa de personagem para seu premiado longa, O céu sobre os ombros. O trabalho de atriz de cinema continua em participação no longa Girimunho, de Helvécio Marins e Clarissa Campolina, e em curtas de Cristina Maure e Joana Oliveira, André Carrera, e de Pedro di Lorenzo.


Filmografia

Reforma das minas de prata, 1998, curta, vários cineastas
Morangos verdes com chocolate, curta, Sílvia Moreira
Mutum, 2006, Sandra Kogut
O céu sobre os ombros, 2010, Sérgio Borges – pesquisa de personagem
Girimunho, 2011, Helvécio Marins e Clarissa Campolina
O diário do não ver, 2012, curta, Cristina Maure e Joana Oliveira
Não há cadeiras, 2012, curta, Pedro di Lorenzo

Veja também sobre ela
::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.