Ano 15

Raissa Gregori

*12 de dezembro de 1981 - *Olinda - PE

Cena de Corpo presente, 2011, Marcelo Toledo e Paulo Gregori
Cena de Corpo presente, 2011, Marcelo Toledo e Paulo Gregori
A atriz Raissa Gregori é um dos destaques do filme Corpo presente, de Marcelo Toledo e Paulo Gregori, no qual, além de protagonizar, assume também outras funções técnicas.

Raissa Gregori nasceu em Olinda, Pernambuco, mas radicou-se em São Paulo desde um ano de idade. O início da carreira artística foi no teatro, quando se formou no Teatro Escola Célia Helena, em 2000. A trajetória nos palcos é intensa, integra o CPT – Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho, participa da fundação do Grupo Dezenove de Teatro, no qual atua no marcante espetáculo Hysteria, além de outros trabalhos independentes. Na mesma época de início no teatro, faz Filosofia na USP – Universidade de São Paulo. A estreia como atriz de cinema se deu em 2001 com o curta A bela e os pássaros, dirigido por Marcelo Toledo – com quem viria a se casar anos depois -, e Paulo Gregori – que, apesar do sobrenome, não tem nenhum parentesco com a atriz. Depois, atua no curta A descoberta (2006), de Laura Mansur e Lila Foster.

Em 2006 para 2007, Raissa Gregori protagoniza o curta Beatriz, de Marcelo Toledo e Paulo Gregori, e que seria incorporado ao longa Corpo presente, realizado em 2011. O filme focaliza três personagens, cada um vivendo suas experiências no espaço urbano da capital paulista: a otimista Cíntia, Alberto e sua fuga nas drogas, e Beatriz com sua apatia. Além de protagonizar a história de Beatriz, a atriz colaborou na pesquisa do roteiro, fez produção de elenco e trabalhou como assistente pessoal dos diretores. Antes de Corpo presente, em 2008, a atriz atua em A encarnação do demônio, filme que marcou a volta do cineasta José Mojica Marins e de seu mítico personagem Zé do Caixão. O longa O dilema do prisioneiro (2011) e o média Coisas perigosas e belas (2011) são outros filmes em que atuou.

Filmografia

A bela e os pássaros, curta, 2001, Marcelo Toledo e Paulo Gregori
A descoberta, curta, 2006, de Laura Mansur e Lila Foster
Beatriz, curta, 2006/2007, Marcelo Toledo e Paulo Gregori
A encarnação do Demônio, 2008, José Mojica Marins
Corpo presente, 2011, Marcelo Toledo e Paulo Gregori
O dilema do prisioneiro, 2011, Angel Garcia – coprodução Brasil/Espanha
Coisas perigosas e belas, média, 2011, Marcelo Toledo e Juliana Rojas


Veja também sobre ela
::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.