Ano 15

Dácia Ibiapina

*30 de setembro de 1957 - São João do Piauí (Atual São José dos Peixes) - PI

Universo Produção/Divulgação
Universo Produção/Divulgação
Dácia Ibiapina nasceu no dia 30 de setembro de 1957, em São João do Piauí – atual São José dos Peixes, no Piauí.

Graduada em Engenharia pela Universidade Federal do Piauí, com especialização na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños, em Cuba, Dácia Ibiapina fez também mestrado em Comunicação na UnB e doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cinéfila e cineclubista, a prática em cinema se deu ainda nos tempos da Faculdade de Engenharia, quando forma com os colegas um coletivo chamado Grupo Mel de Abelha, e juntos realizam uma meia dúzia de documentários usando o Super 8.

Em 1986, dirige seu primeiro filme, o documentário em curta O Pagode de Amarante, realizado na cidade de Amarante, no Piauí.  Nessa cidade, em que a maioria branca mora no centro, há um bairro negro que fica no alto do morro, onde a comunidade faz essa festa, chamada de Pagode de Amarante.

Depois de fazer mestrado em Brasília em 1989, retorna à cidade então para morar lá, em 1992, quando faz concurso e entra na Unb como professora de cinema. No Distrito Federal, o primeiro curta é Palestina do Norte: o Araguaia passa por aqui (1998), sobre a memória da guerrilha do Araguaia a partir dos moradores do local.

Em 2001 dirige mais um curta, O chiclete e a rosa, sobre o universo dos garotos ambulantes nos bares de Brasília. Em 2004, realiza para a televisão o documentário Vladimir Carvalho: Conterrâneo Velho de Guerra. Já em 2007 dirige Cinema e engenho, sobre um projecionista que na década de 50 projetava filmes no interior da Paraíba.

Dácia Ibiapina estreia em longa-metragem com o documentário Entorno da beleza, em 2011. O filme fala sobre o universo dos concursos de beleza, tendo como foco a questão social e a relação entre centro e periferia no Distrito Federal.


Veja também sobre ela
::Voltar
Sala 
 Ana Carolina
Cineasta de assinatura personalíssima e de filmografia inquietante.