Ano 15

Edna Fujii

*1947 - São Paulo - SP

Crédito: Acervo pessoal de Edna Fujii
Crédito: Acervo pessoal de Edna Fujii
Edna Fujii nasceu em 1947, em São Paulo.

Aos 17 anos começa seu envolvimento com o cinema ao trabalhar como assistente de produção do clássico A hora e a vez de Augusto Matrága, dirigido por Roberto Santos, em 1965.

Depois de trabalhar na produção de vários filmes publicitários, entra nos Estúdios Quanta, em 1982 – chamava-se Quanta Centro de Produção Cinematográfica.

Já nesse início de trabalho, acompanha a produção de novos cineastas, como Carla Camurati, Beto Brant e Eliane Caffé, e faz parcerias como esse novo cinema que surgia, sobretudo com a força da geração curtametragista da década de 1980.

A participação da Quanta sempre se dá a partir da cessão de equipamentos para que produtores e cineastas possam realizar seus filmes.

As parcerias da Quanta em diferentes esferas da cadeia cinematográfica prossegue e se intensifica a cada ano, tanto em curtas e longas, como também em festivais de cinema, oficinas e seminários.
Além de seu trabalho na Quanta, Edna Fujii circula em várias esferas do cinema, sempre militando na tentativa da implementação de uma indústria do cinema brasileiro.

Em 2000, Edna Fujii funda a União Nacional da Infraestrutura Cinematográfica (Uninfra), na qual é presidente.

Atua no Instituto do Audiovisual – Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Conselho Deliberativo da Cinemateca Brasileira e na Associação dos Amigos da Cinemateca.

Edna Fujii desempenha na Quanta as funções de Gerente – até 2007, e de Diretora Comercial – até 2011. 

Funda a Origami Cultural, consultoria comercial e produtora de projetos culturais.

Veja também sobre ela
::Voltar
Sala 
 Carmen Santos
Pioneira no cinema: atriz, cineasta, produtora, roteirista e dona de estúdio.