Ano 15

Rose Abdallah

*24 de dezembro de 1962 - *Rio de Janeiro - RJ

Cena de Strovengah - amor torto, 2011, André Sampaio
Cena de Strovengah - amor torto, 2011, André Sampaio
A atriz Rose Abdallah é musa do cinema do diretor André Sampaio.

Rose Abdallah é graduada em arquitetura, mas a veia de atriz já pulsava desde criança. E é no teatro que vai desenvolver carreira importante no Grupo Fodidos Privilegiados - Um certo Hamlet, A serpente, Fedra, O casamento do pequeno burguês, Escravas do amor e O casamento são alguns dos seus espetáculos. Na televisão, a atriz atua em vários seriados, como Carga pesada (2005), A diarista (2007), A grande família (2008 e 2012), A separação (2010), e também na minissérie Dercy de verdade (2012), de Maria Adelaide Amaral, em que interpreta Maria Castro, atriz que abrigou Dercy Gonçalves em sua companhia quando ela fugiu de Madalena, sua cidade. A estreia no cinema foi em 1999 no curta Polêmica, dirigido por André Sampaio, cineasta com o qual vai atuar nos filmes seguintes. O filme trata da rivalidade entre os compositores Noel Rosa e Wilson Batista, que eram apaixonados por uma mesma mulher, interpretada pela atriz. Com o diretor atua em Conceição – autor bom é autor morto (2007) – codirigido por Cynthia Sims, Daniel Caetano, Guilherme Sarmiento e Samantha Ribeiro - e no curta Tire os óculos e recolhe o homem (2008).

Rose Abdallah dá sequência à carreira cinematográfica e atua como Célia em Feliz Natal (2008), estreia de Selton Mello como diretor de longas, e em Tropa de elite 2 – o inimigo agora é outro (2010), o grande sucesso dirigido por José Padilha, como uma escrivã. Em 2011, a atriz protagoniza, ao lado do mítico ator Otoniel Serra, o filme Strovengah – amor torto, estreia em longas de ficção de André Sampaio. Na trama ela é Marcela, uma cantora sem sucesso que vai para uma casa na serra ao lado do amante, e lá eles passam por acontecimentos que fogem ao controle do casal.


Filmografia

Polêmica, 1999, curta, André Sampaio
Conceição – autor bom é autor morto, 2007, André Sampaio, Cynthia Sims, Daniel Caetano, Guilherme Sarmiento e Samantha Ribeiro
Tire os óculos e recolhe o homem, 2008, curta, André Sampaio
Feliz Natal, 2008, Selton Mello
Tropa de elite 2 – o inimigo agora é outro, 2010, José Padilha
Strovengah – amor torto, 2011, André Sampaio
 

Veja também sobre ela
::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.