Ano 15

Luciana Buarque

*1961 - *Recife - PE

Foto: Acervo pessoal
Foto: Acervo pessoal
Luciana Buarque nasceu em Recife, em 1961.

Graduada em História, o início da trajetória como figurinista foi no teatro, quando trabalha em peça dirigida por Gabriel Villela. O espetáculo é A vida é sonho, de Pedro Calderón de la Barca, protagonizado por Regina Duarte em 1990. Ela trabalha como assistente do artista plástico Romero de Andrade.

Já em 1992, Luciana faz nova parceria com Gabriel Vilella, dessa vez como figurinista do sucesso internacional Romeu e Julieta, do Grupo Galpão, e é premiada pela APCA e também em Festival no Texas.

A partir daí, realiza outros trabalhos para os palcos.

Luciana Buarque estreia no cinema também na década de 1990.

O primeiro filme é O mandarim (1995), uma visão muito particular do cineasta Júlio Bressane sobre o cantor Mário Reis. O figurino assinado por ela se impõe nesse filme protagonizado com brilho pelo ator Fernando Eiras.

A próxima investida é uma grande produção, Tieta do Agreste (1996), filme dirigido por Carlos Diegues, e que marca o retorno de Sônia Braga ao cinema brasileiro como protagonista. Quem assina o figurino de Sônia Braga é o estilista Ocimar Versolato, já Luciana é a responsável por todo o figurino do filme.

Nos anos 2000, ela estreia também na televisão, trabalhando com outro esteta:  o diretor Luiz Fernando Carvalho.

Com o diretor da Globo trabalha em Uma mulher vestida de sol, Hoje é dia de Maria, Hoje é dia de Maria 2 e A pedra do reino - esse último, acaba sendo lançado também em versão para as telas.

No cinema, Luciana Buarque volta a trabalhar em outra grande produção, dessa vez no filme de cunho espírita Nosso lar (2010), dirigido por Wagner de Assis.

Já em 2011, assina o figurino do belo Sudoeste, de Eduardo Nunes, filme protagonizado por Simone Spoladore.

Filmado em p&b, Sudoeste aposta no impacto visual para criar a atmosfera da trama labiríntica do filme, e a excelência do figurino contribui, e muito, para o resultado na tela.



::Voltar
Sala 
 Carmen Santos
Pioneira no cinema: atriz, cineasta, produtora, roteirista e dona de estúdio.