Ano 15

Julia Nogueira

*17 de maio de 1977 - *Belo Horizonte - MG

Crédito: Paulo Lacerda
Crédito: Paulo Lacerda
A produtora e jornalista Julia Nogueira nasceu em Belo Horizonte (MG), em 17 de maio de 1977. 

A descoberta do Jornalismo foi nos Estados Unidos, ainda em época de estudante, quando fez intercâmbio e, em Vermont, teve a oportunidade de trabalhar com o jornalismo impresso.

Na volta ao Brasil, faz vestibular para Jornalismo, sua escolha, e para Direito, por causa da família, e passa para o primeiro, na PUC Minas. Começa aí importante carreira no jornalismo cultural, em trajetória que vai aliar a televisão ao cinema.

Ainda na faculdade, provavelmente em 1998, integra o programa Cine Magazine, exibido na Rede Minas, importante produção que já está no ar há 16 anos e que focaliza o cinema em geral, sempre abrindo espaço generoso para o cinema brasileiro. No Cine Magazine atuou como estagiária,  produtora, repórter e apresentadora.

A dobradinha televisão e cinema se dá também na TV Mostra, informativo das mostras da Universo Produção, em que atua como repórter.

Ainda em cinema, trabalha no Festival de Curtas de Belo Horizonte, nas funções de assessora de imprensa, produtora executiva e secretária executiva.

De 2006 a 2008 volta aos Estados Unidos para fazer mestrado duplo, em Estudos Latino-Americanos e em Estudos Cinematográficos. 

Na volta, em 2009, entre outros trabalhos, produz o curta-metragem Antes que o verão acabe, de Marília Nogueira.

Depois, faz a produção executiva e a direção de produção de curta que vai virar longa, O cabeleireiro da Medusa parte I, de Cláudio Oliveira.

Trabalhou também na Rádio Oi FM.

Desde março de 2012, trabalha na produtora Camisa Listrada, coordenando o Núcleo de Produção de TV, no qual trabalha na produção da série de TV Expedições Burle Marx, com direção de João Vargas Pena, além de outros trabalhos.

Julia Nogueira é a idealizadora e diretora do site Guia Fala, que já mapeou mais de 800 festivais latino-americanos e se tornou publicação fundamental para consulta e pesquisa sobre cinema. 

O Guia Fala entrou no ar em agosto de 2011 - www.guiafala.com.br

Veja também sobre ela
::Voltar
Sala 
 Carmen Santos
Pioneira no cinema: atriz, cineasta, produtora, roteirista e dona de estúdio.