Ano 15

Paula Pripas

*18 de dezembro de 1980 - *São Carlos - SP

Crédito: Leo Lara/Universo Produção
Crédito: Leo Lara/Universo Produção
A produtora Paula Pripas nasceu em 18 de dezembro de 1980, em São Carlos (SP).

A graduação é em Imagem e Som pela UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos. 

A vocação para produtora já vem desde os tempos de colégio, e depois se efetua na época da Faculdade, de 1999 a 2002. Jantar para três e Gastromicidas são alguns dos trabalhos em vídeo dessa época.

Paula Pripas muda-se para São Paulo e em 2005 funda, com Ester Fér, Mônica Palazzo, Karina Zimmer e Rodrigo Diaz, a Filmes de Abril.

A Filmes de Abril é uma produtora audiovisual com vários curtas-metragens no currículo, alguns deles premiados em festivais nacionais e internacionais, além de documentários, peças de teatro, exposições, vídeos institucionais e educativos.

Na Filmes de Abril, Paula Pripas é produtora executiva e produtora de finalização.

Páginas de menina, de Mônica Palazzo, Depois do almoço, de Rodrigo Dias, Iluminados, de Daniel de Alemar, Sons do divino e o espírito santo de silêncio, de Cláudia Pinheiro, Aquém das nuvens, de Renata Martins (em parceria com a produtora Prêt a Porter), e Xirê, de Gui Cézar, são filmes que produziu.

Antes da fundação da produtora trabalhou com Joel Pizzini e Paloma Rocha, em 2003 e 2004, em dois Retratos Brasileiros para o Canal Brasil: Elogio da luz e Retratos da terra.

Depois trabalha com João Batista de Andrade nos filmes Vlado – 30 anos depois e Veias e vinhos.

Trabalha com Ariane Porto em festival e em projeto chamado Bem-te-vi, que incluía oficinas de audiovisual feitas para crianças. Trabalha na cinemateca da Programadora Brasil e depois fica exclusivamente na Filmes de Abril.

Os dias com ele, dirigido por Maria Clara Escobar, é o primeiro longa da Filmes de Abril, e no qual assinou a produção executiva.

Os dias com ele foi o grande vencedor da Mostra Aurora, da 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes – Prêmio da Crítica e Prêmio do Júri Jovem.

Veja também sobre ela
::Voltar
Sala 
 Carmen Santos
Pioneira no cinema: atriz, cineasta, produtora, roteirista e dona de estúdio.