Ano 15

Fabrízia Alves Pinto

*1961 - Rio de Janeiro - RJ

Crédito: Adriana Lins - Quem é Quem/Filme B
Crédito: Adriana Lins - Quem é Quem/Filme B
A diretora Fabrízia Alves Pinto nasceu no Rio de Janeiro, em 1961.

Filha do cartunista Ziraldo, tem formação em balé, teatro e mímica.

O começo da carreira artística é no teatro, espaço em que desenvolve vários trabalhos: Flicts (1980); direção corporal da peça Nosferatu (1986), de Moacyr Góes; Antes da queda (1990); Hitchspeare – uma intersecção (1991); Othelo, a sobra de uma dúvida (1992); PromisQuidade (2007).

Já na televisão, trabalhou no seriado Antônia (2006/2007), criado pela cineasta Tata Amaral, sobre grupo de cantoras de rap protagonizado por Negra Li, Cindy Mendes e Leilah Moreno, que gerou também o longa Antônia – o filme (2006), com o mesmo trio de cantoras.

Fabrízia dirigiu dois episódios: Toque de recolher (2006), e Ligação a cobrar (2007).

Trabalhou também na minissérie Som e fúria, de Fernando Meirelles, exibida na Rede Globo em 2009, com a participação de vários diretores.

A trama é sobre atores de uma trupe de teatro que interpreta obras de Shakespeare, em elenco formado por nomes como Felipe Camargo, Pedro Paulo Rangel, Andréa Beltrão, Dan Stulbach, Regina Casé, Cecília Homem de Melo, Rodrigo Santoro, Daniel de Oliveira, Débora Falabella, Maria Flor, Daniel Dantas, Paulo Betti.

Fabrízia Pinto codirigiu um episódio com Gizelle Barroco, e outro com Toniko Melo.

A estreia como cineasta se dá em Menino Maluquinho 2: a aventura, que codirige com Fernando Meirelles.

Realizado em 1998, o filme é uma continuação de Menino Maluquinho – o filme, grande sucesso do cinema infantil dirigido pelo cineasta Helvécio Ratton.

Menino Maluquinho 2: a aventura marcou também a estreia em direção de longas de Fernando Meirelles.

O filme foi sucesso de bilheteria e recebeu o Prêmio da Unesco no VIII Festival Internacional de Cinema para Crianças, em Montevidéu/Uruguai, 1999.

::Voltar
Sala 
 Ana Carolina
Cineasta de assinatura personalíssima e de filmografia inquietante.