Ano 15

Carolina Jabor

*Rio de Janeiro - RJ


A diretora Carolina Jabor nasceu no Rio de Janeiro.

 É filha do cineasta e jornalista Arnaldo Jabor.

Carolina Jabor tem longa trajetória na publicidade e dirigiu também videoclipes para cantores como Daniela Mercury e Zeca Pagodinho.

É integrante da Conspiração Filmes, produtora fundada em 1991 com produtos para publicidade, televisão e cinema e responsável pela produção de mais de 25 filmes, entre eles sucessos como 2 filhos de Francisco, de Breno Silveira.

Carolina Jabor começou a trajetória no cinema como assistente de direção do filme Traição (1998), dividido em episódios dirigidos por Arthur Fontes – O primeiro pecado; Cláudio Torres – Diabólica; e José Henrique Fonseca – Cachorro!

A estreia como cineasta se dá com o premiado O mistério do samba, que dirigiu em 2008 com Lula Buarque de Hollanda.

Documentário sobre a Velha Guarda da Portela, o filme foi exibido no Festival de Cannes, no Festival de Paulínia e Festival de Gramado – recebeu os prêmios de Melhor Documentário e Melhor Edição no Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro, da Academia Brasileira de Cinema, em 2009.

Carolina Jabor tem também trabalhos para a televisão: A sede de peixe (2003), sobre o cantor e compositor Milton Nascimento; e episódios das séries Mandrake (2005), Ó paí ó (2008/2009), e Mulher invisível (2011).

A cineasta dirige em 2013 seu primeiro longa de ficção, Boa sorte

Inspirado no conto Frontal com Fanta, de Jorge Furtado, o filme fala da paixão entre um jovem e uma mulher que vive seus últimos dias de vida.

Boa sorte é protagonizado por Debora Secco e tem participação de Fernanda Montenegro. Estão também no elenco João Pedro Zappa, Felipe Camargo e Cássia Kiss.

::Voltar
Sala 
 Ana Carolina
Cineasta de assinatura personalíssima e de filmografia inquietante.