Ano 15

Petra Costa

*08 de julho de 1983 - *Belo Horizonte - MG


A cineasta Petra Costa nasceu em Belo Horizonte, em 08 de julho de 1983.

Graduou-se em Antropologia na Barnard College, faculdade livre de artes da Columbia University, em Nova York. 

Fez mestrado em Comunidade e Desenvolvimento na London School of Economics, em Londres.

Em 2005, dirigiu, ao lado de Anisa George, o vídeo documentário Don Quixote of Bethelehem.

Em 2009 começa a carreira no cinema com o curta metragem Olhos de ressaca. No filme, um casal de idosos – os avós da diretora, Vera Andrade e Gabriel Andrade – divaga sobre a história de vida deles, marcada pelo amor e pelo tempo.

Olhos de ressaca foi exibido em Festivais como o XX Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, em 2009; Festival do Rio 2009 – Prêmio de Melhor Curta; Festival de Gramado – Prêmio Especial do Júri; Festival Internacional de Documentário de Londres (LIDF) – Prêmio Melhor Curta; Festival Internacional Cine Las Americas (Estados Unidos) - Prêmio Melhor Documentário de curta-metragem.

A estreia como diretor de longas se dá em 2012 com Elena, documentário de 82min, que também assina o roteiro – ao lado de Carolina Ziskind.

O filme é sobre duas irmãs. Elena parte para os Estados Unidos para ser atriz de cinema. Com isso deixa para trás a irmã, Petra. Décadas depois, Petra, que agora é atriz, refaz o caminho da irmã nos Estados Unidos com o objetivo de reencontrá-la.

Elena foi premiado no 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, na categoria Documentário – melhor direção, melhor montagem, melhor direção de arte e melhor filme pelo júri popular.

Foi premiado também no Films de Femmes 2013 – Melhor Documentário; além de receber menção honrosa no 28º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara e 9º Festival Internacional de Documentários ZagrebDox.

Petra Costa trabalhou com atriz no curta-metragem Incômodo (2009). Dirigido por Hugo Moss, o filme recebeu o Prêmio Chico Mendes de Melhor Roteiro, também assinado pelo diretor, no VIII FestCinemazônia 2010.

::Voltar
Sala 
 Ana Carolina
Cineasta de assinatura personalíssima e de filmografia inquietante.