Ano 15

Cristina Kangussu

*Rio de Janeiro - RJ

Crédito: Alexandre Campbel - Publicação Quem é Quem/Filme B
Crédito: Alexandre Campbel - Publicação Quem é Quem/Filme B
A figurinista Cristina Kangussu nasceu no Rio de Janeiro.

Graduada em Comunicação Social pela PUC, fez especialização em cinema pela Universitée Paris VIII.

Cristina Kangussu trabalha com Carlos Diegues em Veja esta canção (1994), filme em que o cineasta adaptaou para as telas canções de Jorge Benjor, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque de Hollanda.

Ao lado de Natália Stepanenko, assina o figurino de Gregório de Mattos (2002), o olhar personalíssimo da cineasta Ana Carolina sobre o poeta conhecido como Boca do Inferno.
,
Depois de viver e trabalhar na Europa, retorna ao Brasil. Assina o figurino, ao lado de Valéria Stefani, de O caminho das nuvens (2003), dirigido por Vicente Amorim e protagonizado por Cláudia Abreu e Wagner Moura – ele premiado no Festival de Cartagena, Colômbia.

Cristina Kangussu é a figurinista do belo O outro lado da rua (2003), filme que marcou a estreia do roteirista Marcos Bernstein como diretor de longas, em trama protagonizada por Fernanda Montenegro e Raul Cortez.

Em curtas, a figurinista trabalha em Balada das duas mocinhas de Botafogo (2006) - ao lado de Fúlvia Costalonga - de João Caetano e Fernando Valle, e em Domingo de páscoa (2008), de Pedro Amorim.

A figurinista volta a trabalhar em longa com Vicente Amorim em Corações sujos (2011), filme adaptado de romance de Fernando Morais sobre um grupo de japoneses que vive no Brasil e não acredita que o Japão perdeu a Guerra Mundial.

Cristina Kangussu tem trabalhos assinados também para a televisão.

::Voltar
Sala 
 Carmen Santos
Pioneira no cinema: atriz, cineasta, produtora, roteirista e dona de estúdio.