Ano 15

Reka Koves

*Hungria

Crédito: André Wanderley
Crédito: André Wanderley
A figurinista Reka Koves nasceu na Hungria, viveu nos Estados Unidos, e depois radicou-se no Rio de Janeiro na década de 1980.

É graduada em Design de Vestuário pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.
No cinema brasileiro, trabalha em Bella Donna (1998), filme dirigido por Bruno Barreto que reúne atores estrangeiros e brasileiros como Natasha Henstridge, Andrew McCarthy, Sophie Ward, Eduardo Moscovis, Florinda Bolkan, Angelo Antônio e Letícia Sabatella.

No filme, ela é assistente da figurinista Diana Eichbauer.

Como assistente de figurino, vai trabalhar ainda em Menino Maluquinho 2 – a aventura (1998), de Fernando Meirelles e Fabrízia Alves Pinto, continuação das histórias do personagem criado por Ziraldo – figurino de Bia Salgado; Eu não conhecia Tururu (2000), estreia na direção de longas da atriz brasileira de projeção internacional Florinda Bolkan – figurino de Diana Eichbauer; Bufo & Spallanzani (2000), adaptação do romance de Rubem Fonseca dirigida por Flávio Tambellini – figurino de Rita Murtinho; Bossa nova (2000), adaptação de romance de Sérgio Sant´Anna dirigida por Bruno Barreto – figurino de Emília Duncan; e A paixão de Jacobina (2002), dirigido por Fábio Barreto – figurino de Diana Eichbauer.

Reka Koves assina o figurino de Meu nome não é Johnny (2007), grande sucesso de bilheteria dirigido por Mauro Lima. Produzido por Mariza Leão, o filme é adaptado de livro de Guilherme Fiuza sobre jovem de classe média que se envolve cada vez mais com o tráfico de drogas interpretado por Selton Mello.

É a figurinista de Histórias de amor duram apenas 90 minutos (2009), de Paulo Halm, e em mais dois grandes sucessos de bilheteria: De pernas pro ar (2010) e De pernas pro ar 2 (2012), dirigidos por Roberto Santucci e protagonizado por Ingrid Guimarães.

A figurinista trabalha também em Totalmente inocentes (2012), de Rodrigo Bittencourt, e em Minha mãe é uma peça (2013), de André Pellenz.

Reka Koves tem ainda trabalhos para a televisão e para músicos.



::Voltar
Sala 
 Carmen Santos
Pioneira no cinema: atriz, cineasta, produtora, roteirista e dona de estúdio.