Ano 15

Luana Melgaço

*03 de maio de 1979 - *Belo Horizonte - MG

Crédito: Leo Lara/Universo Produção
Crédito: Leo Lara/Universo Produção
A produtora Luana Melgaço nasceu em 3 de maio de 1979, em Belo Horizonte (MG). 

Graduada em Comunicação Social pela UFMG, tinha interesse em seguir carreira na publicidade, mas durante o curso vê que não tinha nada a ver com a área e escolhe a especialização em Rádio e TV. 

Ao sair da faculdade, trabalha em alguns programas de televisão. Contratada por uma produtora, atua, durante três anos, produzindo o programa institucional da Prefeitura de Belo Horizonte, o BH da Gente.

Convidada pelo cineasta Helvécio Ratton, um dos sócios da produtora, e com quem já tinha trabalhado como voluntária no filme Uma onda no ar (2002), integra a equipe do longa-metragem Batismo de sangue (2006), dirigido por ele, como assistente de produção, mas acaba assumindo o cargo de coordenadora de produção.

Na mesma época é convidada pela cineasta Clarissa Campolina, da Teia, para trabalhar na produção do curta Trecho (2006), dirigido por ela e pelo cineasta e sócio da Teia, Helvécio Marins.

Começa aí uma parceria intensa com os projetos da Teia, e ela trabalha na produção de vários filmes dos integrantes: Acácio (2008) e A falta que me faz (2009), de Marília Rocha; O céu sobre os ombros (2010), de Sérgio Borges; Girimunho (2011), de Helvécio Marins e Clarissa Campolina; Balança mas não cai (2012), de Leonardo Barcelos. Ventos de valls (2012), de Pablo Lobato; entre outros.

Em 2010 é incorporada oficialmente como integrante da Teia.

Tem trabalhos realizados com outros parceiros, como a produtora Camisa Listrada, na qual participou nos longas 5 frações de uma quase história (2007, Armando Mendz, Cristiano Abud, Cris Azzi, Guilherme Fiúza, Lucas Gontijo e Thales Bahia) e Fronteira (2008, Rafael Conde), e no curta Oxianureto de mercúrio (2007,André Carreira); com a Quimera Filmes em Pequenas histórias (2007,Helvécio Ratton); com a Dezenove Filmes em Ponto.org (2012,Patrícia Moran).

Tem parceria constante também com o cineasta Marcos Pimentel, para o qual produziu cerca de oito filmes, entre longa, curta e trabalhos para o DOCTV, como Arquitetura do corpo (2008), Horizontes mínimos e O sopro.

Trabalhou também na coordenação de produção da 9ª edição do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte.

Luana Melgaço é sócia, junto com Clarissa Campolina e Marília Rocha, da produtora Anavilhana.

Veja também sobre ela
::Voltar
Sala 
 Carmen Santos
Pioneira no cinema: atriz, cineasta, produtora, roteirista e dona de estúdio.