Ano 15

Waleska Falci

*11 de fevereiro - *Ouro Fino - MG

Foto: Livro Cachoeira de Filmes, de Ataídes Braga
Foto: Livro Cachoeira de Filmes, de Ataídes Braga
A Gestora e Produtora Cultural Waleska Falci nasceu em Ouro Fino (MG), no dia 11 de fevereiro. 

Radicou-se em Belo Horizonte, onde graduou-se em Comunicação, com especialização em Publicidade e Propaganda, em 1994, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Pós-graduou-se em Memória em Cinema, em 1999, pela UFMG, em Cinema, em 2011, pela PUC-MG, e em Gestão Cultural, em 2005, pela UNA.

O começo da trajetória profissional foi no rádio, veículo em que atuou em emissoras importantes como Rádio Geraes, Rádio Alvorada, Rádio Guarani e Rádio Inconfidência, onde atualmente trabalha.

O cinema sempre teve papel fundamental na carreira de Waleska Falci: produziu e apresentou programas de rádio sobre o tema, como o Veja Esta Canção, realizou projetos como edições da Sessão Coruja, programa do extinto Usina Unibanco de Cinema.

Waleska Falci chefiou o Departamento de Cinema do Cine Humberto Mauro, da Fundação Clóvis Salgado.

No Cine Humberto Mauro, realizou vários projetos, entre eles o mais importante foi a retomada do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Belo Horizonte, que estava parado há cinco anos.

Waleska Falci criou um festival com características distintas das duas edições anterioresrealizadas por José Zuba Jr., em 1994 e 1995, e em 2001 recolocou no calendário de Belo Horizonte e do Brasil um dos eventos mais importantes do formato, do qual foi a realizadora em 2001 e 2002.

Veja também sobre ela
::Voltar
Sala 
 Carmen Santos
Pioneira no cinema: atriz, cineasta, produtora, roteirista e dona de estúdio.