Ano 21

Carlandréia Ribeiro

*13 de janeiro de 1965 - Belo Horizonte - MG

Cena de Mãe do Ouro (2022), de Maick Hannder
Cena de Mãe do Ouro (2022), de Maick Hannder
Prêmio Candango de Melhor Atriz no 57o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2024, pelo curta Mãe do Ouro, Carlandréia Ribeiro é atriz, diretora e produtora de teatro, cineasta, curadora, arte-educadora, tradutora e escritora.

Carlandréia Ribeiro nasceu em Belo Horizonte, e foi criada em Ibirité (MG). É em Ibirité que também começa a formação teatral, depois expandida para BH, onde integra o grupo “Teatro Vivo”. Ainda em Ibirité, conhece Jacó do Nascimento, que viria a ser seu parceiro de vida e de trabalho, montam o grupo “Olho da Rua”, referência na cena da capital mineira e no uso do espaço urbano para encenações e performances. Tem extensa e importante carreira nos palcos, tendo como um dos  marcos o espetáculo “Memórias de Bitita - O coração que não silenciou”, sobre a vida e obra de Carolina Maria de Jesus. Um dos trabalhos importantes para a cena, e, sobretudo, para o Movimento Negro, do qual ela é uma das referências. Durante a pandemia, estreia no audiovisual dirigindo Ei!, que seria uma peça de teatro, mas devido ao isolamento teve que ser filmado e se tornou um curta.  Como atriz, intensifica a carreira no cinema, atuando em muitos filmes produzidos em Minas Gerais, como Madorna, de Higor Gomes, O Caderno de Avenca, de Aisha Bruno e Lira Ribas,  Disciplina, de Affonso Uchoa,  Mandinga, de Mariana Starling, Jardim Vitória, de Ana Carolina Soares, Corre, Menina!, de Malu Sales.

Um dos destaques da carreira cinematográfica de Carlandréia Ribeiro é o curta Mãe do Ouro, uma produção da Ponta de Anzol dirigida por Maick Hannder, em que faz a protagonista. Por esse trabalho, ela recebeu o Candango de Melhor Atriz no 57o. Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2024 - categoria curta-metragem. A atriz tem destaque também no elenco principal do seriado O Natal do Silva, de Gabriel Martins, da produtora Filmes de Plástico.


Filmografia

Revertere Ad Locum Tuum, 2007, curta, Armando Mendz
Ei!, 2021, curta, Carlandréia Ribeiro - direção
Mãe do Ouro, 2022, curta, Maick Hannder
Azul Celeste, 2022, minissérie, Sílvia Godinho
Disciplina, 2023, Affonso Uchoa
O caderno de avenca, 2023, curta, Aisha Bruno e Lira Ribas
Projeto Maravilhas, 2024, curta, Jackson Dias e Cláudio Dias
Corre menina!, 2024, curta, Malu Sales
Madorna, 2024, curta, Higor Gomes
Celebrai, 2024, curta, Maick Hannder
Mandinga,20024, curta, Mariana Starling
Jardim Vitória, 2025, Ana Carolina Soares
Celebrai, 2025, curta, Maick Hannder
Natal dos Silva, 2025, seriado, Gabriel Martins

Veja também sobre ela
::Voltar
Sala 
 Isabel Ribeiro
Presença luminosa nas telas, brilhou no cinema, teatro e televisão.
Sala 
 Ana Carolina
Cineasta de assinatura personalíssima e de filmografia inquietante.