Vanessa Santos
*10 de junho de 1980 - Belo Horizonte - MG
Acervo pessoal
Vanessa Santos é nome de destaque na reflexão e difusão do cinema, com capítulo especial para o Cinema Negro.
Vanessa Santos nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 10 de junho de 1980. É professora de cinema, curadora, produtora, pesquisadora e gestora.
É Doutora em Comunicação pela Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, Espanha, com pesquisa dedicada às narrativas digitais, geolocalizadas e interativas. Mestre por esta mesma Universidade, no Programa Interdisciplinar de Ciência Cognitiva e Meios Interativos, com pesquisa em aplicações de realidade aumentada e uso de dispositivos móveis para espacialização e personalização de narrativas. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília, na linha de pesquisa em Imagem e Som, com foco no documentário brasileiro da virada do milênio, e suas estratégias narrativas e estéticas na representação do espaço urbano. Graduada em Jornalismo, pela antiga FAFI-BH, hoje Centro Universitário UNI-BH.
Durante o período da faculdade, fez um documentário chamado Aqui Estaremos Bem, sobre a Colônia Santa Isabel em Betim, produção independente que contou com a participação de Ney Matogrosso, que veio a Belo Horizonte, gravou algumas cenas e fez a narração do documentário - lançado na sala Humberto Mauro (BH) exibido na Rede Minas (MG) e licenciado para o Canal Brasil.
De junho de 2022 a dezembro de 2024, coordenou o Cine Santa Tereza, cinema público e um dos poucos de rua em Belo Horizonte. É professora, e foi coordenadora de cinema e audiovisual, na UNA.
Vanessa Santos assinou a direção de produção do premiado filme Kevin, de Joana Oliveira, e a produção de Praia Formosa, de Júlia De Simone, entre outros.
Atua na curadoria de festivais e mostras importantes, como FestCurtasBH, Semana do Cinema Negro e Forumdoc BH.
Vanessa Santos integra galeria de pensadores negros que vêm fazendo toda a diferença na reflexão e difusão do Cinema Negro, como Tatiana Carvalho Costa, Janaina Oliveira, Lorena Rocha, Viviane Pistache, Heitor Augusto, Gabriel Araújo, Kênia Freitas e Juliano Gomes.
É gestora de projetos da produtora Anavilhana.
Acervo pessoal
